ORIGEM DA BÊNÇÃO DE SANTO ANTÔNIO

Havia em Portugal, durante o reinado de Dom Dinis, uma pessoa acometida por angústias estranhas. O inimigo de nossa salvação costumava aparecer-lhe em forma de Jesus Cristo, ordenando-lhe que se atirasse ao Rio Tejo. Só assim obteria o perdão de seus pecados e a recompensa eterna. Para fugir a tais tormentos, a infeliz pessoa decidiu obedecer, um dia. No caminho, encontrou uma capela de Santo Antônio. Entrou, ajoelhou-se diante da imagem do santo, pedindo-lhe ajuda. Cansada, caiu em profundo sono aos pés de Santo Antônio. Em sonho, este deu-lhe um pergaminho, que ela devia levar sempre consigo, como escudo contra todas as tentações. Nele estava escrita a “Bênção de Santo Antônio”. As estranhas obsessões desapareceram imediatamente.

Sabedor do pergaminho, o Rei Dinis quis vê-lo e, nunca mais o devolveu. Voltaram os tormentos. O Rei, envergonhado, mandou confeccionar um pergaminho idêntico que foi entregue à pessoa. Esta novamente se viu livre das tentações.

Diz a história que o Rei conservou o original entre as riquezas da Coroa Portuguesa.

Bênção de Santo Antônio

“Eis a Cruz do Senhor! Fujam para longe de nós todos os inimigos da salvação, pois venceu o Leão da Tribo de Judá, Nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia! Aleluia!”.

Rogai por nós bem-aventurado Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração

Alegre, Senhor, Vossa Igreja a intercessão votiva do vosso confessor e doutor, o glorioso Santo Antônio, para que se fortaleça sempre com espirituais auxílios e mereça desfrutar os gozos eternos.

Por Jesus Cristo Senhor Nosso. Amém.

Fonte: Almanaque Santo Antônio – Editora Vozes