SANTA LUZIA - 13 DE DEZEMBRO

 

 

 

 

 

 

 

          Luzia nasceu em Siracusa (Itália), no final do século 3, no seio de uma família cristã rica e poderosa. Ainda jovem fez voto de castidade sem que seus pais soubessem. Esse seu compromisso se tornaria um obstáculo intransponível para o casamento que a mãe, ignorando o voto, lhe destinara depois de ficar viúva.

          A mãe, porém, fica gravemente enferma e faz uma peregrinação ao túmulo de Santa Ágata, acompanhada por Luzia. Retorna completamente curada. Dá então liberdade a Luzia para seguir sua vocação. A jovem dedica´se totalmente a obras de caridade, atendendo especialmente os pobres, fracos, aflitos excluídos. O pretendente rejeitado não a perdoa pela humilhação e a denuncia como cristã ao procônsul Pascácio. Como a lei não permite que seja condenada à morte, Luzia é ameaçada de ser levada para um prostíbulo antes de ser torturada e martirizada.

          A jovem enfrenta seus acusadores com uma frase que é testemunho de uma espiritualidade autêntica e de uma precoce reivindicação feminina: “O corpo só será contaminado se a alma consentir”. Em seguida, ela é submetida às torturas de costume e por fim morta com um violento golpe de espada.

          A devoção e o culto a Luzia difundiu-se rapidamente e, talvez pelo significado do seu nome – de lux, luz em latim, começou logo a ser invocada como protetora dos olhos. Sua imagem é a apresentada com uma taça com dois olhos, porque, segundo a lenda, seus olhos teriam sido arrancados antes de ser morta. Mas, para alguns historiadores, os olhos têm o significado de luz, fazendo referência ao seu nome.

          A história diz que Dante, devotíssimo desta santa, a ela se dirigia para curar-se de problemas de visão, em razão dos muitos livros que lia. Na obra Divina Comédia, Luzia se torna símbolo da graça iluminadora e sua proteção está mais ligada ao nome: luz espiritual que consegue ver muito além das realidades terrenas.

          O Senhor disse: “Faça-se a luz”, a exemplo de Santa Luzia, nos faça ver a luz e evitas as trevas, ver o caminho e evitar o desvio, ver a verdade e evitas a falsidade, ver a vida e evitar a morte.

 

ORAÇÃO A SANTA LUZIA

 

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados

antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre

extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e

vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação

o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus
ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me
conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém!