Dizeres de Santa Terezinha... 

- Perto do vosso divino Coração, esqueço tudo que passa. Não temo mais os receios da noite. Ah! dai-me, Jesus, nesse Coração um lugar. Só por hoje!

- Jesus não considera tanto a grandeza das ações, nem mesmo a dificuldade dela, quanto o amor que leva a fazer estes atos.

- Oh! como é doce o caminho do Amor!... Como quero me aplicar a fazer sempre, com maior abandono, a vontade do Bom Deus.

- Ah! se todas as almas fracas e imperfeitas sentissem o que sente a menor de 'todas' as almas, a alma de sua Teresinha, nem uma só desesperaria de chegar ao cume da montanha do amor, pois que Jesus não pede grandes ações, mas somente o abandono e o reconhecimento. ... Eis tudo quanto Jesus reclama de nós, ele não tem absolutamente necessidade de nossas obras, mas somente do nosso amor. E esse mesmo Deus que declara não ter, de modo nenhum, necessidade de nos dizer se tem fome, não teme mendigar um pouco d'água à Samaritana.

- Jesus, não vos peço senão a paz e também o amor, o amor infinito, sem outro limite senão vós mesmo... amor que já não seja eu, mas que sejais vós, meu Jesus. Por vós, Jesus, morra eu mártir, o martírio do coração ou do corpo, antes, ambos...

- De longe, parece róseo fazer o bem às almas, fazê-las amar mais a Deus, modelá-las segundo suas óticas e pensamentos pessoais. De perto, é tudo o contrário, o róseo desapareceu... sente-se que fazer o bem é coisa tão impossível, sem o socorro do bom Deus, quanto fazer brilhar o sol durante a noite... Sente-se que é, absolutamente necessário esquecer seus gostos, suas concepções pessoais e guiar as almas pelo caminho que Jesus lhes traçou, sem tentar fazê-las caminhar pelo seu próprio caminho.

- O bom Deus me deu a graça de não temer a guerra; é preciso que cumpra meu dever a qualquer preço. ... Ah! é a oração, é o sacrifício que fazem toda a minha força; são armas invencíveis que Jesus me deu; elas podem, muito mais do que as palavras, tocar as almas, já fiz muitas vezes essa experiência.

- Espero de verdade não ficar inativa no céu, meu desejo é trabalhar ainda pela Igreja e pelas almas, eu peço isso ao bom Deus e estou certa que ele me ouvirá.

- Nada permanece em minhas mãos. Tudo isto que eu sou, tudo quanto recebo, é para a Igreja e para as almas. Também se viver até oitenta anos, serei sempre assim pobre.

- Meu caminho é todo de confiança e de amor, não compreendo as almas que têm medo de um amigo tão terno. Às vezes, quando leio certos tratados nos quais a perfeição é mostrada mediante mil entraves, cercada de uma multidão de ilusões, meu pobre espiritozinho logo se cansa, fecho o sábio livro que me quebra a cabeça e seca meu coração e pego a Sagrada Escritura. Então tudo me parece luminoso, uma só palavra abre à minha alma horizontes infinitos, a perfeição me parece fácil, vejo que basta reconhecer o próprio nada e se abandonar como uma criança nos braços do bom Deus...

- Vós me fazeis sentir, ó Maria, que não é impossível andar nos vossos passos. Vós tornaste visível o estreito caminho do céu, praticando sempre as mais humildes virtudes. Perto de Vós, Maria, quero permanecer pequena; vejo as vaidades das grandezas da terra; na casa de Isabel, recebendo a vossa visita, aprendo a praticar a ardente caridade. ... Esperando o céu, ó minha Mãe querida, quero viver convosco, serguir-vos-ei cada dia. Mãe, na vossa contemplação eu mergulho encantada descobrindo no vosso coração os abismos do amor.

- "Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o céu, um grito de agradecimento e de amor, tanto do meio do sofrimento como do meio da alegria. Em uma palavra, é algo grande, algo sobrenatural que me dilata a alma e me une a Jesus."

- "Não possuo o valor de buscar orações formosas nos livros, como não sei como escolher, penso como as crianças e digo simplesmente ao bom Deus o que necessito, e Ele sempre me compreende."

- " O que me impulsiona a ir para o céu é o pensamento de poder acender no amor de Deus uma multidão de almas que o louvarão eternamente."

- "Meu caminho é o caminho da infância espiritual, o caminho da confiança e da entrega absoluta".

- "Quisera eu encontrar também um elevador que me elevasse até Jesus, porque sou demasiado pequena para subir a dura escada da perfeição".

- "Na lavanderia minha companheira de trabalho sacudia a roupa com tanta força que me salpicava o rosto de sabão. Isto me fazia sofrer, porém jamais lhe disse nada a respeito, e assim sofria este pequeno sacrifício pelos pecadores".

- "Eu nunca aconselho nada a ninguém sem antes me recomendar à Virgem Santíssima. Ela é que faz que as palavras que digo tenham eficácia nos que as ouvem."

- "A vida é um instante entre duas eternidades."

- "Como é grande o poder da oração! É como uma rainha que em todo o momento tem acesso direto ao rei e pode conseguir tudo o que lhe pede."

- "A Santíssima Virgem demonstrou-me que nunca deixou de proteger-me. Logo quando a invoco, quando me vem uma incerteza, um aperto, imediatamente recorro a ela, e sempre cuida de meus interesses como a mais terna das Mães."

- "Sabe-se muito vem que a Santíssima Virgem é a Rainha do Céu e da Terra, porém é muito mais Mãe que Rainha".

- "Oh! Maria! Se eu fosse Rainha do Céu e vós fôsseis Teresa, eu queria ser Teresa a fim de que vós fôsseis a Rainha do Céu."

- "Depois de minha morte, farei cair uma chuva de rosas".

- "Vou passar meu céu fazendo o bem na terra",

- "Eu não morro, entro na vida".

Voltar