Curiosidades...

Que significa a "chuva de rosas"?

Santa Teresinha gostava muito das coisas da natureza, das flores, e, de modo especial, das rosas. Quando já estava no fim de sua vida terrena e se dispunha a entrar na vida eterna com Deus, Ela disse : "Depois de minha morte, farei cair uma chuva de rosas", comparando assim a verdadeira chuva de favores e graças que proporcionaria às almas.

Que é o pequeno caminho?

A mensagem que Teresinha quer transmitir é que a espiritualidade é simples e a chama de "pequeno caminho". Isto é, ela nos ensina que devemos a Deus  e sai vontade em todas as partes, em toda situação , em todas pessoas e até, ou principalmente nos pequenos detalhes da vida. Seu "Pequeno Caminho" nos ensina que é necessário fazer coisas habituais da vida com extraordinário amor a Deus, procurando em tudo agradar a Nosso Senhor. Um sorriso, uma chamada ao telefone, animar uma pessoa, sofrer em silêncio, Ter sempre palavras benévolas e tantas outras ações feitas com amor. Estes são os exemplos de sua espiritualidade. Uma pequena ação feita com amor, é mais importante que grandes ações feitas para a glória pessoal. Teresa nos convida a unir-nos a sua infância espiritual, isto é, ao seu "Pequeno caminho".

Quando se celebra a sua festa?

No novo Calendário, a festa de Santa Teresinha é no dia 1º de outubro. Nós da Administração Apostólica, como conservamos com licença da Santa Sé o Calendário antigo, a celebramos no dia 03 de outubro, como antes ela era celebrado.

De onde procede o nome de Teresa do Menino Jesus e da Santa Face

Quando uma pessoa entra na vida religiosa, a pessoa recebe um novo nome. Santa Teresinha que amava profundamente ao Menino Jesus e admirava muito a paixão de Nosso Senhor, quis chamar-se com dito nome.

"Nossa Senhora do Sorriso"

O título de Nossa Senhora do Sorriso está ligado à vida de santa Teresinha, e a sua origem é mais conhecida na França.

Quando menina, santa Teresinha se encontrava gravemente enferma. Seus familiares dirigiam suas súplicas à Santíssima Virgem para a recuperação da menina. À cabeceira da cama de santa Teresinha, existia uma bela imagem de Nossa Senhora. Certa noite, a imagem, animando-se, abriu um lindo e arrebatador sorriso para a menina; fato que a curou maravilhosa e repentinamente.

A imagem, de 87 cm de altura, é uma reprodução da obra do artista Bouchardon, e logo ficou conhecida como a “Virgem do Sorriso”, ou, Nossa Senhora do Sorriso. Em 1894, ela foi doada ao mosteiro de Lisieux; até hoje, na capela do mesmo mosteiro, é objeto de veneração de muitos devotos.