Missionários do Sagrado Coração - 150 anos

Quando em 1854, o Pe. Chevalier estava pensando em fundar uma sociedade de homens cuja missão seria de remediar os males do seu tempo, levando as pessoas à descoberta do Coração de Cristo como a fonte salvadora de vida, ele pediu a ajuda de Nossa Senhora. Várias vezes, ele sentiu sua ajuda poderosa e pensou que, como sinal de gratidão, sua Congregação deveria honrá-la de um modo especial. Começou portanto a invocá-la com o título de "Nossa Senhora do Sagrado Coração", e rapidamente, a devoção a Nossa Senhora com este título se espalhou em todos os continentes. Uma Confraria com este nome foi fundada e alcançou em 1891 o número de 18 milhões de membros. A Congregação de religiosas fundada por Pe. Chevalier é chamada "Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração". A festa de NSSC é celebrada hoje em dia no último sábado de maio.

O objetivo da devoção, segundo o Pe. Chevalier, é de honrar Maria "na sua relação de amor inefável que existe entre ela e o Coração do seu Filho". Este é um mistério muito rico, com muitos aspectos, pois Maria era a Mãe de Jesus, mas também sua colaboradora na obra da Redenção. No Calvário, Jesus a deu como mãe ao discípulo amado, ou seja: a todos nós, e  Maria viu como o coração do seu Filho foi traspassado e como sangue e água brotaram dele. No evangelho de João 7,37, Jesus refere-se ao seu Coração como fonte de água viva, ou seja, do Espírito. Esta fonte foi aberta no Calvário. Quando Maria rezava junto com os discípulos no Cenáculo, o Espírito foi derramado sobre eles e começaram a pregar: a Igreja nasceu. Como Mãe da Igreja, Nossa Senhora continua a obter a vida para todos nós.

A devoção à Nossa Senhora do Sagrado Coração localizou-se no Brasil em várias cidades, como em Niterói (RJ), Contagem (MG), Campinas (SP), Lages (SC) e no bairro de Vila Formosa, em São Paulo.

______________________________________________________________

Oração a Nossa Senhora do Sagrado Coração

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração,
que sois a Mãe de Jesus, a bendita entre as mulheres.

Temos confiança em vós porque estais unida a Cristo, vosso Filho e nosso Senhor.
Sabemos de nossa fraqueza e de nossa miséria,
e por isso vimos implorar a vossa proteção.

Ajudai-nos, ó Mãe querida. Dai-nos força e coragem.
Conservai-nos na esperança, até o dia de nosso encontro definitivo com Deus, nosso Pai.
Ó Mãe carinhosa, libertai-nos do egoísmo,
alcançai para o mundo a paz e o amor.

Concedei-nos em especial os favores que vos suplicamos...
Apresentai estes nossos pedidos e ações de graças ao vosso Filho
e fazei, ó Maria, que venha a nós o seu Reino,
vós que sois a Senhora do sagrado Coração. Amém.

“Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus”

“Ide ao mundo inteiro e anunciai o Evangelho a todas as criaturas”. (Mc 16,15)

Fonte e figuras: página do MSC

foto: PASCOM