BATISMO

O Batismo é o primeiro dos três Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma ou Confirmação).

O Batismo é o fundamento de toda vida cristã, o pórtico da vida do Espírito é a porta que abre o acesso aos demais Sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do Pecado Original e regenerados como filhos de Deus, nos tornamos membros de Cristo e somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão (Sacerdócio Régio). O Batismo é o Sacramento da regeneração pela água da Palavra.

Este Sacramento é também chamado "o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo" (Tt 3,5), pois ele significa e realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual  "ninguém pode entrar no reino de Deus" (Jo 3,5).

PREFIGURAÇÕES DO BATISMO NA ANTIGA ALIANÇA

Prefiguração é a imagem antecipada de uma realidade futura. Muito do que lemos no Antigo Testamento é uma prefiguração do que teremos no Novo Testamento.

Na liturgia da noite pascal, quando da bênção da água batismal, a Igreja faz solenemente memória dos grandes acontecimentos da história da salvação que já prefiguravam o mistério do Batismo. Desde a origem do mundo, a água é fonte de vida e da fecundidade, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar.

"E a terra era sem forma e vazia e havia sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas". (Gn 1,2)

A Igreja viu na Arca de Noé uma prefiguração da salvação pelo Batismo, por ela, com efeito, nas próprias águas do dilúvio houve o nascimento da nova humanidade de modo que a mesma água sepultou os vícios e fez nascer a santidade (lPd 20 e 21)

É sobretudo a travessia do Mar Vermelho, verdadeira libertação de Israel da escravidão do Egito, que anuncia a libertação operada pelo Batismo:

"E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar, em seco; e as águas foram-lhes como muro, à sua direita e à sua esquerda". (Ex 14,22)

O Batismo é finalmente prefigurado na travessia do rio Jordão, pela qual o povo de Deus recebe o Dom da Terra Prometida à descendência de Abraão, imagem da vida eterna. A promessa desta herança bem-aventurada realiza-se na Nova Aliança.

fonte e figuras: páginas da internet