OS APÓSTOLOS

       

Jesus não deixou nada escrito, só pregou, ensinou e colocou em prática os projetos de Deus. O que encontramos no Novo Testamento ou Nova Aliança, foram escritos por homens, apóstolos e discípulos guiados pelo Espírito Santo.

        Jesus, escolheu doze homens para estarem com Ele, para serem mestres de seu evangelho, anunciando a Boa Nova em diversos lugares. (Lc 6,12-16)

 Santa Ceia:

 São Bartolomeu, São Tiago, Santo André, São Pedro, Judas, São João, Jesus, São Tomé, São Tiago, São Felipe, São Mateus, São Judas Tadeu e São Simão.

 

        

SÃO MATEUS - 21 de Setembro 

São Mateus, Apóstolo e Evangelista  

 

      Nasceu na Galiléia com o nome de Levi, filho de Alfeu. Seu chamado aconteceu em Cafarnaum, junto ao mar da Galiléia, onde trabalhava como Publicano, ou seja, cobrador de impostos, fato que escandalizava os Fariseus e os doutores da lei, por cobrarem impostos de pessoas desprezadas e marginalizadas, além de colaborarem com a dominação romana, cobrando impostos dos judeus e entregando-os às autoridades Romanas.

      Autor do primeiro Evangelho que ao que consta foi escrito na Síria (Palestina), sendo o seu texto rico em citações do Antigo Testamento.

    A medida que vamos lendo os seus Evangelhos, vamos descobrindo o porque Jesus Cristo é apresentado com o título de Emanuel, que significa "Deus  está conosco".

    De todos os evangelistas, São Mateus é aquele que apresenta uma didática mais clara do Evangelho desde o prefácio até a narrativa da morte e ressurreição de Jesus.

    Pouco se sabe sobre sua vida como Apóstolo, por não dispormos de muitos dados, a não ser breves referências contidas nos evangelhos.

    Morreu na Etiópia decapitado após muito sofrimento.

 

SÃO LUCAS - 18 de Outubro

São Lucas, Evangelista 

      Nasceu na Antioquia, antiga província romana da Síria, por volta dos ano 70, morreu na Beócia e foi sepultado em Tebas, na Grécia. Pesquisadores afirmam que duzentos anos após, seu corpo foi transferido para Constantinopla, na Basílica dos Santos Apóstolos,e depois por volta do ano de 1177 seus restos mortais foram levados para cidade de Pádua, onde se encontra até hoje.

      Segundo São Paulo, que o converteu ao cristianismo, e seu companheiro na propagação do evangelho, era médico como afirma na carta aos Colossenses "Lucas, o querido médico, e Demas mandam saudações", por isso São Lucas é considerado o Padroeiro de todos os médicos.

      São Lucas é o autor do terceiro Evangelho, que traz o seu nome e também do livro dos Atos dos Apóstolos, onde deixa transparecer que acompanhou os Apóstolos na sua missão, e onde relata a história das primeiras comunidades cristã. Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento.Sua narração sobre o nascimento de Jesus é rica em detalhes por isso ficou conhecido como o "Evangelista do Natal".

      No seu Evangelho mostrou uma Igreja em missão, que difunde a mensagem e salvação trazida por Jesus Cristo. Para São Lucas ser cristão significa seguir Jesus Cristo, amigo dos pecadores e consolador dos que sofrem.

 

SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU - 28 de Outubro

 

São Simão 

      Nasceu na Galiléia, e é o mais desconhecido dos apóstolos, sendo que a seu respeito, a Sagrada Escritura conserva somente o nome.

     Sobre ele sabe-se também que era muito confundido com São Pedro, que também se chamava Simão, por isso São Mateus e São Marcos (evangelistas), lhe deram o sobrenome de Zelote ou Canameu.

     Como os outros Apóstolos, também percorreu os caminhos do Evangelho. Segundo uma notícia de Egesipo, o apóstolo teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, em 107, contando já com a avançada idade de 120 anos.

 

São Judas Tadeu 

      Nasceu em Caná da Galiléia, na Palestina. Era parente de Jesus, pois seu pai Alfeu era irmão de São José e sua mãe Maria Cléofas era prima-irmã de Maria Santíssima, sendo assim São José e Nossa Senhora eram seus tios, e Jesus seu primo-irmão.

      São Judas tinha quatro irmãos, Maria Salomé foi mãe dos apóstolos Tiago Maior e João Evangelista; José apenas conhecido como o Justo;Tiago conhecido como "Tiago Maior" um dos doze apóstolos e o primeiro Bispo de Jerusalém; Simão dois o segundo Bispo de Jerusalém, após Tiago.

      Devido à sua corajosa pregação, repleta de fé. arrebanhou muitos fiéis, que se convertiam em massa ao Evangelho, causando assim inveja aos falsos pregadores, que colocaram toda população contra o apóstolo,a ponto de matá-lo trucidado a golpes de lanças e machado. Por ter morrido assim, a imagem de São Judas tem nas mãos a Bíblia, simbolizando a palavra que pregou, e a machadinha, simbolizando a forma como foi morto.

     Sabe-se que os restos mortais de São Judas se encontram em Roma, na Basílica de São Pedro, junto ao túmulo do chefe dos apóstolos, e que a devoção em torno dele é muito grande, sendo considerado pelos brasileiros o terceiro Santo de maior devoção, mesmo sendo por muito tempo esquecido, pelo fato de o coincidirem com o outro Judas, o traidor Judas Iscariotes. Nesta época de esquecimento consta que o próprio Jesus  apareceu para Santa Brígida, aconselhando a invocar São Judas Tadeu até nos casos mais desesperados.

 

SÃO BARTOLOMEU - 24 de agosto

      São Bartolomeu apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo que na Bíblia é citado com o nome de Natanael.

      Filho de Tholomai, nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.

      Bartolomeu-Natanael é modelo para quem deixa-se conduzir pelo o outro ao Senhor, pois assim o encontramos no Evangelho de São João: "Ele(Felipe) vai ter com Natanael e lhe diz: é Jesus, o filho de José de Nazaré".

      Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica:"Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento"(Jo 1,47). Pertence ao número dos doze, São Bartolomeu viu de fato os prodígios operados pelo Mestre, e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Ouviu sua mensagem, assistiu a sua paixão e glorificação, depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as conseqüências de um testemunho comprometido. Conta-nos a tradição, este apóstolo evangelizou a  Índia. Pregou àquele povo a verdade do Senhor Jesus segundo o evangelho de São Mateus.

      Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, passou para a Armênia e neste local conseguido a conversão do rei Polímio e sua esposa e de muitas cidades. Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja nos sacerdotes locais, que por meio do irmão do rei Polímio, conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e decapitá-lo.

 

 

São João Batista - (24 de junho)

   

    São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”,  anunciou com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo”.
    São João, pregador da penitência,  precursor do Messias, alegria do povo.

 

São Pedro - Guardião das Chaves do Céu - (29 de junho)

     São Pedro,  fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo.

 

 

Apóstolo: "Enviado" Aquele que evangeliza.Pregador de qualquer idéia ou doutrina.

Discípulo: "Aluno" do latim discípulo. Aquele que recebe ensino de alguém.

                   Aquele  que aprende. Aquele que segue as idéias ou doutrina de outro.

 

 

Fonte - figuras e gifs animadas:  páginas da Internet

Voltar