IGREJA - INSTITUÍDA POR CRISTO

A Igreja já estava nos planos de Deus desde o início dos tempos. Ela é parte indispensável do Plano de Salvação de Deus. A Igreja "foi admiravelmente preparada na história do povo de Israel e na antiga aliança. Foi fundada nos últimos tempos. Foi manifestada pela efusão do Espírito e no fim dos tempos será gloriosamente consumada".

Cabe ao Filho realizar na plenitude dos tempos (plenitude dos tempos - época no tempo em que Jesus viveu entre nós pregando a Boa Nova e realizando sua missão na terra), o plano de salvação de seu Pai; este é o motivo de sua missão. O Senhor Jesus iniciou sua Igreja pregando a Boa Nova, isto é, o advento do Reino de Deus. Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou o Reino dos Céus na terra. A Igreja é o Reino de Cristo já misteriosamente presente.

O Senhor Jesus dotou a sua comunidade de uma estrutura própria que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze com Pedro como seu chefe.      Representando as doze tribos de Israel, eles são as pedras da fundação da nova Jerusalém. Os Doze e os outros discípulos participam da missão de Cristo, do seu poder, mas também da sua sorte. Através de todos esses atos, Cristo prepara e constrói a sua igreja. Mas a Igreja nasceu primeiramente do dom total de Cristo para a nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na Cruz. Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração transpassado de Cristo morto na Cruz.

figuras e gifs animadas: páginas da Internet