COMO SE FORMOU O ANTIGO TESTAMENTO?

Outras versões

Não é possível saber com certeza como o Antigo Testamento veio a constituir a coleção de livros que hoje conhecemos. Mas sabemos que livros incluía, pouco antes do nascimento de Jesus, e os livros que Jesus e os apóstolos consideravam como sua Bíblia.

Os Judeus distribuíam seus livros sagrados em três grupos:

Lei, que compreendia os primeiros cinco livros do Antigo Testamento.

Os Profetas, que continham não só as mensagens de homens tais como Amós, Jeremias, Isaías e outros, mas também os livros históricos isto é Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel etc. Foram incluídos nesta seção porque não apresentam só os fatos mas também o sentido da história como Deus a vê.

Os Escritos, compreendiam os livros sapienciais como Provérbios, Eclesiastes, Jó, e alguns livros históricos escritos em época posterior, como Esdras, Neemias e Crônicas, além de um livro profético, Daniel.

Os judeus faziam certa distinção entre os trinta e nove livros contidos entre os trinta e nove livros contidos no Antigo Testamento hebraico e os chamados deuterocanônicos, acrescentados nas versões gregas e aceitos pela Igreja Católica em 1546 no Concílio de Trento. Trata-se de sete volumes escritos em grego (alguns talvez foram originalmente compostos em hebraico, como indicam fragmentos encontrados): Tobias, Judite, 1°e 2° dos Macabeus, Sabedoria, Sirácida (ou Eclesiástico) e Baruc. Embora sejam chamados "deuterocanônicos" para Igreja Católica estes livros, como os demais, são inspirados e conseqüentemente palavra de Deus.