CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

Fraternidade e Educação: fala com sabedoria, ensina com amor
Sabemos que a Quaresma é um tempo forte de conversão, de mudar pensamentos e adquirir novos hábitos. E é nesse período que, em todos os anos, a CNBB nos apresenta a Campanha da Fraternidade, trazendo temas que refletidos, podem nos tornar pessoas mais íntegras e capacitadas ao convívio mútuo. Desta vez, durante todo período quaresmal o desafio será pensar a Educação, olhando-a por novas lentes e um alargado coração.
O tema "Fraternidade e Educação" e o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor" foram abordados pelo professor de ensino religioso Rafael Cavalhaes, assessor da editora Paulus e convidado especial da Diocese de Itaguaí para o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2022 no Regional Par, que reúne as paróquias de Angra dos Reis a Paraty.
De maneira simples e clara, o palestrante analisou o texto base da Campanha, que apresenta a Educação não como tarefa exclusiva de pais e professores, da família e do Estado, mas uma responsabilidade de todos nós. Educar é também ação divina onde Deus se mostra como o grande pedagogo. "Todos nós educamos com nossa postura", disse ele, lembrando-nos que é o Espírito Santo que vem nos ensinar todas as coisas.
O encontro foi realizado neste sábado, dia 12/02, na Igreja do Carmo de Angra dos Reis, e teve a participação dos padres e leigos das paróquias do Regional Par da Diocese de Itaguaí. A apresentação foi do coordenador do Regional, padre Luiz Antônio e contou com a presença do bispo diocesano, dom José Ubiratan, que acolheu a todos com saudações carinhosas e orações. Texto e Fotos PASCOM: Mara Bernardes