O Bispo nas Comunidades

Em visita pastoral a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Paraty, o bispo diocesano dom José Ubiratan abriu sua agenda na sexta-feira, 11/06/2022, encontrando-se com representantes de pastorais, comunidades e movimentos na igreja do Rosário. Foi uma conversa animada em que nosso pastor se colocou a disposição dos presentes abordando vários assuntos e abrindo-se a perguntas. Dom Ubiratan comentou sua vocação e os diversos passos de sua caminhada, a decisão de ser freie como chegou a bispo, durante o papado de João Paulo II. "Não é uma escolha, somos convocados. Muitos me disseram ser um privilégio, mas mais que isso, é uma árdua missão, que exige muita responsabilidade" - explicou. De forma simples respondeu questões sobre batismo, sua futura aposentadoria e seu pastoreio, citando a beleza do Evangelho onde Jesus se coloca como bom pastor. Destacou também a importância do Sínodo proposto pelo papa Francisco que está na fase de escuta, até agosto próximo, e o que ele representa para o caminhar da igreja. Para os que se mostravam curiosos sobre sua estadia por aqui, explicou: - Uma visita pastoral é a melhor forma de tornar-se próximo dos seu povo, conhecer a sua realidade, animar para que perseverem. Também são dias para ficar mais tempo junto aos padres que conduzem cada paróquia, ouvir sobre seus anseios e esperanças.

A visita pastoral consta como obrigatória no Código de Direito Canônico para ser feita de tempos em tempos, com o bispo percorrendo toda a diocese, de Itaguaí a Paraty, diferente de quando vem só participar de uma missa ou realizar a Crisma. É de permanência mais longa, diz o bispo, que realizou visitas pastorais recentes a Ilha Grande e centro de Angra dos Reis. Dom Ubiratan encerrou o encontro na igreja do Rosário rezando com todos e distribuindo medalhas milagrosas, explicando a sua origem, quando das aparições de Nossa Senhora a Santa Catarina de Labouré. Nos demais dias o bispo presidiu missas, na igreja Matriz e comunidades próximas e distantes, na Chácara, Várzea, Taquari e Paraty Mirim. Celebrou em dias de festa: Santo Antônio na Ilha das Cobras e a beata Nhá Chica na Barra Grande. Também foi rezar missa na pequena capela do Rio Pequeno, dedicada a São Jorge e conhecer a capela São Francisco, recém reaberta no cemitério municipal, onde abençoou túmulos de padres já falecidos. Em todos os lugares, para todos, lançou bênçãos e palavras cheias de alegria e afeto, de sabedoria e conhecimento, próprias de um bom pastor, num contato bem próximo com suas ovelhas, como quer Nosso Senhor Jesus Cristo.

Texto: Mara Bernardes.