A celebração do ESPÍRITO SANTO é uma manifestação religiosa e cultural, de origem portuguesa, e ainda hoje presente em várias regiões do Brasil. É uma festa de agradecimento, de pagamento de promessas e de cooperação entre os fiéis.

Suas manifestações e rituais ocorrem ao longo da semana que antecede o domingo de Pentecostes, principal dia da festa.

Estamos nos aproximando do 50º dia após o domingo de Páscoa, quando iniciamos a celebração ao Divino Espírito Santo em Paraty, de 14 a 23 de maio de 2021, é a festa cultural e religiosa mais aguardada pelos moradores, e durante 10 dias a cidade fica envolvida pelo sentimento de gratidão e comunhão de toda a comunidade. Os fiéis, os religiosos, as autoridades, os moradores da zona rural, da zona costeira, da zona urbana, todos se unem  nesses dias da Festa, que mesclam devoção e entretenimento, religião e cultura.

Sabemos que a Festa é um símbolo da relação que se estabelece com o Divino, mas também a ocasião de confraternização de variados grupos sociais, dando espaço para que todos participem, seja nos atos litúrgicos associados às figuras do festeiro e do imperador, seja nos divertimentos, garantindo assim a identidade, individual e coletiva, através de uma memória comum, herdada e transmitida.

O ano de 2020 foi um ano de muitos desafios e instabilidades causados pela pandemia, devido ao surgimento do novo corona vírus – COVID 19.

A realização da Festa do Divino 2020, foi totalmente adaptada à realidade dos novos tempos. Tempos muito difíceis, de repente nos deparamos com uma realidade frágil e vulnerável.

Por outro lado, podemos afirmar que foi um ano de muita reflexão solidariedade, empatia e compaixão, antídotos tais necessários utilizados como vacinas contra os momentos de luta e incertezas, a realidade em que nos encontrávamos, era e ainda é de muita insegurança.

Acreditávamos que 2021, seria um ano repleto de esperanças, porém, os desafios ainda nos rondam, mas com a Força, a Luz e as bênçãos do Divino Espírito Santo, estamos seguindo em frente, nos superando a cada dia.

É com esse espírito otimista e esperançoso que definimos, representantes da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Festeiros, como será realizada a tão sonhada Festa do Divino 2021.

Cientes dos desafios que ainda nos espreitam, mas com a determinação e resiliência de um povo temente à Deus, tivemos mais uma vez, que nos adaptarmos à nova realidade.

Durante as missas e ladainhas, respeitando o isolamento social, participarão, a equipe da Paróquia e Festeiros, a Comissão dividida em grupos por dia, e pessoas que se inscreverem na lista de presença, disponível na secretaria da paróquia, preservando assim a saúde de todos. As missas serão transmitidas durante toda a novena pela PASCOM PARATY.

Agradecemos a compreensão, rogando ao Divino Espírito Santo doador dos dons.

Atenciosamente,

Festeiros 2020/2021.