Paróquia de Paraty tem novo diácono

A paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Paraty foi mais uma vez agraciada com a ordenação de um seminarista. Reginaldo Salomão Donizete tornou-se diácono no sábado, 12 de setembro.

Presidida pelo bispo diocesano Dom Frei José Ubiratan Lopes, a ordenação diaconal ocorreu na Igreja Matriz, às 10 horas, e foi acompanhada por centenas de fiéis que assistiram pela internet, por meio do canal da Pascom Paraty no YouTube.

Nos últimos anos, a nossa paróquia tem sido a casa para o estágio vocacional de seminaristas que por aqui se tornaram diáconos e, logo em seguida, sacerdotes. O exemplo mais recente é do padre Wagner Souza, hoje em Muriqui. Antes dele, padre Luis Carlos Zotesso, atualmente em Balneário, que passou pouco mais de quatro anos em Paraty.

Filho mais velho de sete irmãos (cinco homens de duas mulheres) de Luiz Donizete e Benedita Pavret, Reginaldo Donizete nasceu em 1992 em Taubaté (SP). Os pais do diácono e seu irmão caçula residem em uma fazenda no alto da serra do mar, em uma reserva de Mata Atlântica, em São Luiz do Paraitinga (SP).

Destaca-se na história do diácono sua avó paterna, mulher simples e de muita fé cristã católica, que motivou Reginaldo, aos 7 anos, entrar para a catequese e participar das celebrações da palavra e missas que se davam no domingo. Aos 12 anos, sentiu despertar a vocação sacerdotal. Logo começou a participar de encontros vocacionais e, em janeiro de 2007, acompanhado por sua madrinha de crisma ingressou no seminário menor em Aparecida (SP).

No seminário cursou o ensino médio e, no seminário maior, concluiu licenciatura em Filosofia na Universidade Salesiana e bacharelado em Teologia na faculdade Dehoniana. Partiu um tempo depois para uma missão em Santarém (PA), onde trabalhou na Paróquia Sagrada Família.

Além das diversas atividades pastorais na cidade paraense, Reginaldo tornou se professor de Eclesiologia (estudo sobre a Igreja) e de Cristologia (estudo sobre a segunda pessoa da Santíssima Trindade). Retornou a São Paulo para residir e trabalhar em uma paróquia, quando, em 2019, a convite de seu amigo dos tempos de faculdade, padre Wagner Souza, Reginaldo veio para a Diocese de Itaguaí, para atuar na Paróquia São Sebastião, no Frade, em Angra dos Reis, até ser transferido a Paraty.

Com seu jeito formal, mas simples e acolhedor, detentor de uma ótima oratória, muito clara e fundamentada, Reginaldo vem cativando a comunidade paratiense, que reza para que ele, no decorrer da sua caminhada, desenvolva um grande serviço à evangelização e ao Reino de Deus.

Que sua vocação, agora em uma nova dimensão, possa ser firme como aquele em que o diácono Reginaldo declarou inspiração, Santo Inácio de Loyola: “Em tudo amar e servir”.

Texto de Marcelo de Valécio

Fotos PASCOM: Milton Netto