Nossa Senhora da Conceição - 8 de Dezembro

  

 

    É este um dos títulos que mais dignificam e engrandecem Nossa Senhora.

    Nossa Senhora, por ser filha de Adão e Eva, deveria estar sujeira ao pecado original, mas foi preservada por Deus quando Ele a destinou como Mãe do Seu Filho. Assim, a ela foram antecipados os frutos da redenção de Cristo, sendo a primeira a receber a plenitude da benção de Deus que se manifestou na Morte e Ressurreição de Cristo.

    Em 1830 Nossa Senhora apareceu a Catarina Labouré e pediu que mandasse cunhar uma medalha com a imagem da Imaculada Conceição e a seguinte inscrição: "Maria concebida sem pecado, rogai por nós". Esta medalha, distribuída amplamente por todo o mundo, difundiu a devoção a Maria Imaculada, incentivando muitos religiosos a solicitarem ao Papa a definição do dogma que já era vivenciado no coração de milhares de fiéis. Assim, em 08 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclamou solenemente o dogma da Imaculada Conceição.

 

          Quatro anos após a proclamação, as aparições de Lourdes foram verdadeiras confirmações do dogma, quando Maria dirigindo-se à menina Bernadette afirmou: "Eu sou a Imaculada Conceição".

    Na verdade, desde o ano 1300, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria esteve presente na vida dos fiéis. Ainda no século XV, o calendário romano já possuía entre suas festas de destaque, uma dedicada a Conceição Imaculada de Maria.

            José de Anchieta foi o apóstolo desta doutrina no Brasil e já quatro séculos, o Brasil junto a outros países de língua portuguesa, foi consagrado a Nossa Senhora da Conceição.

 

ORAÇÃO

 

Santíssima Virgem, Maria Imaculada,

Vós que fostes concebida sem o pecado original,

e escolhida por Deus para Sua Mãe,

olhai por Vossos filhos e protegei-nos

com Vosso divino Manto.

Ó pusíssima Virgem Maria, por Vossa Conceição Imaculada,

alcançai-me a graça que tanto necessito (citar a graça).

Concedei-me a graça de Vos louvar, ó Santa Mãe de Deus,

e intercedei junto ao Vosso Filho,

para que eu vença todas as tentações e evite o pecado.

Fazei-me, ó bondosa Mãe, viver como digno filho Vosso.

Não desprezeis as minhas súplicas e livrai-me de todos os perigos.

Assim seja! Amém!

Nossa Senhora da Conceição rogai por nós.

Santa Mãe de Deus olhai por nós.

Virgem Imaculada sode nosso amparo.

 

Fonte: Maria, Mãe de Deus de Orlando Ferraz