DIA DE SÃO CRISTÓVÃO

Dia de São Cristóvão

Hoje celebramos o santo que, junto à Nossa Senhora dos Navegantes, é padroeiro dos Marinheiros, motoristas e da nossa comunidade da Praia Grande. Cristovão (Chistophorus = portador de Cristo) é um popular santo católico, que ficou conhecido pela sua conversão e pela famosa lenda da travessia do rio, atribuída à sua biografia. Na ocasião, São Cristovão teria conduzido nos ombros um menino, que na verdade era o próprio Cristo, que pesava o equivalente ao peso de todos os pecados do mundo. A partir dessa história, o santo passou a ser invocado como o protetor dos motoristas e de todos que tem a missão de levarem as pessoas ao seu destino.

A proteção deste santo querido esteve sempre presente ao longo dos séculos, oferecendo a todos os seus devotos tempos de prosperidade e de paz. De maneira que cada fiel pode experimentar a sua poderosa intercessão junto a Deus, nosso sumo bem, ao nos oferecer a garantia da proteção em todos os caminhos desta vida.

Que o nosso Deus cheio de amor se digne, por intercessão de São Cristovão, abençoar nossa Paróquia, nossas famílias, e em especial a nossa comunidade da Praia Grande. Que ele proteja também todos os motoristas e conduza na esperança todos os médicos e doentes que travam sua batalha contra essa pandemia. Enfim, intercedei por nós junto a Deus, para que tenhamos a firmeza necessária para enfrentar as correntezas que a sociedade nos impõe.

São Cristóvão! Rogai por nós!

Texto: João Lucas Braz

Missa em honra a São Cristóvão realizada na Comunidade da Praia Grande

fotos colaboração: Maria Izabel Oliveira

Parabéns Pe. Roberto

20/07/2020

Neste dia, nosso abraço especial vai ao nosso pároco, Padre Roberto, que completa 24 anos de ordenação sacerdotal. Há tanto tempo se dedicando à Igreja e ao povo de Deus, percebemos o quanto a sua vocação é um dom de Deus para nossa comunidade.

Missa em honra a Santa Rita

13/07/2020

Por causa da pandemia provocada pela Covid-19, a Festa de Santa Rita de Cássia 2020 foi cancelada. Em seu lugar será celebrada uma missa especial no próximo domingo, 19 de julho, às 19 horas. Como tem ocorrido desde o início da quarentena, a celebração será apenas on-line, com transmissão pelo YouTube da Pascom Paraty.

São Pedro e São Paulo

2706/2020

A tradição e a fé falaram mais forte e a 57° Festa de São Pedro e São Paulo da Ilha do Araújo foi realizada sim, mesmo que de forma bem reduzida, na manhã de sábado, dia 27/06. Uma das comemorações mais participativas da paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Paraty,

Incêndio no Corumbê

18/06/2020

A notícia que se espalhou na tarde de quarta-feira (17/06) era de que a capela de Nossa Senhora dos Remédios do Corumbè estava sendo totalmente destruída pelo fogo. O incêndio, porém, causado por curto circuito na rede elétrica, limitou-se a cantina construída na lateral e parte do telhado da nave.

Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor

12/06/2020

É Corpus Christi, festa do Povo de Deus, da Igreja que caminha, do mistério mais sublime da nossa fé! Nosso Pastor e Guia nos ama, e sempre estará conosco todos os dias, até o fim dos tempos, sob o véu do Sacramento. Para vê-Lo tão próximo de nós, basta a fé no coração!

Confecção dos tapetes de Corpus Christi em Paraty

11/06/2020

Oriunda de Portugal, a tradição de confeccionar tapetes no dia de Corpus Christi se espalhou pelo Brasil a partir do período colonial. Atualmente, várias cidades têm na prática uma manifestação da devoção católica. Em Paraty, essa herança é praticada há muito tempo.

Paróquia de Paraty recebe Benção Apostólica

07/06/2020

Uma semana após o encerramento dos festejos em honra ao Divino Espírito Santo, a paróquia recebe um grande presente, um pergaminho com a Benção Apostólica, que é um gesto materno da Santa Sé que é dado por ocasião de datas importantes e celebrações especiais da Igreja.

Festa do Divino em Paraty

03/06/2020

Todos os anos a Festa do Divino costuma nos surpreender porque sempre vem de um jeito novo. Padre Roberto chegou a dizer que ela consegue se realizar sozinha, independente de nós. Em tempos de pandemia, um pouco abalados, achamos que não seria assim e nos perguntamos: como superar a distância e o isolamento que nos trouxe o coronavirus?