MISSA DE PÁSCOA

16/04/2017 - FOTOS PASCOM: MILTON NETTO E ELIANE GUIMARÃES - TEXTO: MARA BERNARDES

A vitória da vida sobre a morte.

Chegamos aos alegres dias da Páscoa! Aleluia! Depois de participar da paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, podemos Vê-lo ressuscitar em plena glória. Há mais de dois mil anos a cena se repete, em todas as partes do mundo, com o mesmo orante fervor. Acompanhar e meditar sobre os últimos dias terrenos do Salvador, o que faz parte da vida de todo cristão, tem um toque especial em Paraty, onde as tradições religiosas adquirem uma forte coloração. A Semana maior, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, é vivenciada pelos fiéis com fé e despojamento, zelo e emoção. Há celebrações marcantes como a Procissão do Encontro, onde a mãe sofre o martírio do filho condenado, ou ainda o Ofício de Trevas, com leituras e salmos que revelam a luz do mundo se apagando, porque chegaram os dias sombrios: o Senhor irá viver seu martírio incomparável. No tríduo pascal tudo de intensifica com a missa do Lava pés, a vigília eucarística e procissão do fogaréu. A última ceia, de Cristo com seus apóstolos é vivenciada nesta quinta-feira santa. Nascem os padres, a Eucaristia e o dom do serviço. Sexta-feira amanhece lúgubre porque simboliza a morte, dramatizada em leituras e cânticos solenes. As três horas da tarde tudo é escuridão, as igrejas ficam na penumbra, vivencia-se o jejum e a penitência. A Igreja Matriz recebe grande número de fiéis, que chegam para velar o Senhor que está morto. A representação da morte e enterro simbolizam uma dor inigualável. No final, todos se despedem Dele, beijando-Lhe a mão. No sábado santo Jesus permanece na mansão dos mortos, mas a alegria já se anuncia. É a expectativa da ressurreição, quando tem início a vigília para a Páscoa: a espera termina e as luzes voltam a brilhar. Temos o badalar dos sinos, entoa-se o Glória. É a vitória da vida sobre a morte, da luz sobre a escuridão. Ressuscitado, o Rei da Glória ressurge no meio do povo e assim será por toda eternidade. O dia da Páscoa é o domingo dos domingos. Nossa Senhora abandona suas vestes penitenciais e é coroada Rainha pelos anjos, porque todas as coisas se fazem novas. Viva o tempo da Páscoa, tempo de Ressurreição!