LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

Mais de 40 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil, o que representa uma pessoa a cada 11 minutos. Esses dados alarmantes foram apresentados no lançamento da Campanha da Fraternidade de 2014, que reuniu representantes das comunidades que formam o Regional Par da Diocese de Itaguaí.

O encontro foi realizado em 15 de fevereiro, no Convento do Carmo, em Angra dos Reis, refletindo o tema Fraternidade e Trafego Humano - "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou", que corresponde a CF2014.

Utilizando-se da metodologia Ver-Julgar-Agir o assunto foi abordado pelos palestrantes Alcimario Junior e Antonio Carlos. O primeiro, formado em Relações Internacionais com mestrado em Politicas Publicas abordou sua pesquisa sobre Trafico de Crianças. O outro é professor de Filosofia e trouxe o olhar da Igreja sobre o tema, a partir da Palavra de Deus.

À primeira vista, trafego humano parece ser caso de policia, mas a partir da CF chega-se a conclusão que alem de alertar e denunciar é preciso que tenhamos uma atitude preventiva, formando melhor crianças e jovens, diminuindo assim sua vulnerabilidade.

À pergunta que Deus faz a Caim sobre o paradeiro de Abel ele responde: -Acaso sou o guardião do meu irmão? Ela nos acorda sobre a nossa responsabilidade diante dos irmãos desaparecidos. - Onde está o seu irmão? A mesma pergunta vai nos perseguir ao longo desta Quaresma nos levando a uma tomada de atitude pela vida afora. Assim seja!

Fotos PASCOM: Mara Sandra Bernardes    VOLTAR